Os 12 melhores softwares de e-mail marketing em 2021

No passado, trabalhar com campanhas de e-mail marketing envolvia processos demorados, como preparar a lista de contatos, segmentá-los em subgrupos, desenhar os e-mails, e gerar relatórios sobre o desempenho de cada campanha.

Mas atualmente, os softwares de e-mail marketing possuem a capacidade de eliminar o trabalho manual e repetitivo, permitindo automatizar um fluxo consistente e credível de e-mail marketing, melhorando também a conversão dos subscritores.

Por outro lado, o desafio pode surgir na hora de escolher o software de e-mail marketing ideal entre várias opções com recursos e funcionalidades únicas. 

Então, preparamos uma lista com os 12 melhores softwares de e-mail marketing para ajudar os criadores de conteúdo a avaliar e escolher o software ideal para as suas necessidades de comércio eletrônico.

Primeiramente, vejamos 4 recursos essenciais que fazem toda a diferença ao escolher a melhor ferramenta para alcançar os objetivos de e-mail marketing.

Comecemos!

 


 

4 recursos que diferenciam os softwares de e-mail marketing

1. Coleção variada de templates personalizáveis

Quer trabalhemos com newsletters, promoções, ou anúncios, uma galeria com diversos templates simplifica a personalização de e-mails que representam a identidade do nosso comércio, e se enquadram às diferentes campanhas de e-mail marketing.

2. Editor de e-mail simples e compreensível

Quando escolhemos começar o desenho das nossas campanhas de e-mail marketing desde o zero, o editor de e-mails ou “email builder” deve ser intuitivo e simples de dominar, eliminando a necessidade de perder horas com tutoriais de iniciação.

3. Compatibilidade com dispositivos móveis

Sabendo que atualmente, mais de 50% dos e-mails são abertos e lidos em dispositivos móveis, não nos podemos dar ao luxo de adotar um software de e-mail marketing que seja incompatível com a caixa de entrada de telefones ou tablets.

4. Teste de spam integrado

Antes de enviarmos campanhas de e-mail marketing, devemos garantir que os e-mails serão corretamente recebidos pelos nossos subscritores, e com um breve teste de spam evitaremos o risco dos nossos e-mails terminarem nas suas caixas de spam.

 


 

Conheça os 12 melhores softwares de e-mail marketing

Com base na nossa experiência, esta é a lista com as 12 melhores opções de ferramentas de e-mail marketing no mercado atual.

1. Mailify

O Mailify é um software completo e excelente para lançar campanhas de e-mail marketing. Fundado em 2001, o Mailify tornou-se num pioneiro no mercado francês, e desde então vem evoluindo bastante. 

Hoje, esta poderosa ferramenta de marketing, permite tanto enviar campanhas de email e SMS em massa, como automatizar o envio, de forma a otimizar o desempenho de cada campanha.

Os recursos do Mailify podem ser integrados com o WordPress e algumas das maiores plataformas de comércio eletrônico, como o Prestashop e o Magento. 

Com um serviço de alta qualidade, uma alta capacidade de resposta, e um custo eficiente, o Mailify garante excelentes retornos aos seus clientes.

O Mailify oferece um período de teste grátis do seu plano Premium de 30 dias, com 500 créditos de e-mail e 10 créditos de SMS. Os planos pagos do Mailify começam a partir de €69 por mês e incluem 5,000 créditos de e-mail.

Descubra o Mailify

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Campanhas de SMS marketing
  • Automação de marketing
  • Gestão de landing pages
  • Formulários de inscrição
  • Gestão de contatos ilimitada
  • Galeria de templates inteligentes e responsivos
  • Editor de HTML simplificado com função arrastar e soltar
  • Testes A/B

Idiomas Disponíveis

  • Alemão
  • Espanhol
  • Francês
  • Inglês
  • Português

Assistência

  • Webinários de iniciação
  • Tutoriais em vídeo
  • Suporte gratuito por e-mail, chat e telefone
  • Coach dedicado

 


 

2. Moosend

O Moosend é  recomendado para profissionais e negócios  que procuram iniciar-se em e-mail marketing. A ferramenta contém um nível elevado de recursos, mas por outro lado, não oferece um IP dedicado.

Alguns dos recursos incluem um editor de e-mail simples e fácil de criar e-mail para qualquer necessidade de desenho. Apesar de não oferecer o CRM integrado, o Moosend é uma excelente ferramenta para começar as campanhas de e-mail marketing.

O Moosend oferece um plano gratuito para sempre, e os planos pagos começam a partir de €10 por mês.

Descubra o Moosend

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Automação de marketing
  • Gestão de lista de contatos
  • Editor com função arrastar e soltar

Idiomas Disponíveis

  • Inglês

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Central de ajuda
  • Tutoriais em vídeo
  • Webinários de iniciação

 


 

3. AWeber

O AWeber é um software de e-mail marketing que permite o gerenciamento e automação eficiente de campanhas de e-mail. Esta solução é especialmente acessível e ideal para pequenos e médios negócios, incluindo blogs e podcasts.

Atualmente, a ferramenta apenas está disponível em inglês, visto que é amplamente utilizada nos Estados Unidos.

O AWeber oferece um plano gratuito para sempre, com até 500 subscritores, e os planos pagos começam a partir de €19 por mês.

Descubra o AWeber

Principais Recursos

  • Galeria de templates responsivos
  • Gestão de lista de contatos
  • Automação de e-mails
  • Formulários de inscrição
  • Campanhas de e-mail marketing

Idiomas Disponíveis

  • Inglês

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Webinários
  • Central de ajuda

 


 

4. ActiveCampaign

O Active Campaign é uma opção recomendada para negócios presentes em mercados internacionais. A ferramenta é especializada em e-mail marketing direto, e também pode ser utilizada com uma ferramenta CRM para gestão da lista de contatos.

Os relatórios de desempenho de campanha podem ser um pouco complicados de entender, e a versão atual da plataforma não permite realizar testes A/B. 

Por outro lado, o Active Campaign não deixa de ser um software de e-mail marketing poderoso e funcional que permite cobrir as diversas necessidades de marketing.

O ActiveCampaign não oferece um plano gratuito, mas oferece um período de teste grátis de 14 dias. Os planos pagos do ActiveCampaign começam a partir de €15 por mês.

Descubra o ActiveCampaign

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Campanhas de SMS marketing
  • CRM integrado
  • Gestão de lista de contatos
  • Automação de marketing

Idiomas Disponíveis

  • Alemão
  • Espanhol
  • Francês
  • Inglês
  • Italiano
  • Português

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Tutoriais em vídeo
  • Webinários
  • Central de ajuda

 


 

5. MailerLite

O MailerLite é uma ótima opção para negócios que estão em fases iniciais e têm a necessidade de enviar e-mails de marketing em massa. O acesso a este software de e-mail marketing é de baixo custo em relação aos diversos recursos disponíveis.

Apesar de não possuir um suporte à API robusto, o MailerLite é fácil de dominar e está bem equipado com recursos de pré-visualização que permitem verificar a compatibilidade dos e-mails de marketing em dispositivos móveis.

O MailerLite oferece um plano gratuito para sempre com até 1,000 subscritores, e um período de teste grátis do seu plano Premium de 14 dias. Os planos pagos do MailerLite começam a partir de €9 por mês.

Descubra o MailerLite

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Automação de marketing
  • Gestão de landing pages
  • Ferramentas de conversão

Idiomas Disponíveis

  • Inglês

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Tutoriais em vídeo

 


 

6. GetResponse

O GetResponse pode ser usado por pequenas ou grandes empresas, e é uma das opções mais econômicas no mercado. Este software e-mail marketing possui recursos avançados, e também permite criar webinários e respostas automáticas.

Devido ao suporte multilingue e à vasta galeria de templates de e-mail, o GetResponse é um software particularmente versátil e prático para gerir as campanhas de e-mail marketing de forma simples e avançada.

Por outro lado, os recursos de automatização de marketing do GetResponse são um pouco mais limitados.

O GetResponse não oferece um plano gratuito, mas oferece um período de teste grátis de 30 dias para cada plano. Os planos pagos do GetResponse começam a partir de €13 por mês.

Descubra o GetResponse

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Gestão de landing pages
  • Cenários de respostas automáticas
  • Gestão de webinários

Idiomas Disponíveis

  • Inglês
  • Português
  • Alemão
  • Holandes
  • Espanhol
  • Francês e outros…

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Tutoriais em vídeo
  • Webinários de iniciação

 


 

7. Benchmark

O Benchmark é recomendado para comércios eletrônicos de médio e pequeno porte que procuram iniciar-se em e-mail marketing. A ferramenta contém um nível elevado de recursos, mas por outro lado, não oferece um IP dedicado.

Alguns dos recursos incluem um editor de e-mail simples e fácil de criar e-mail para qualquer necessidade de desenho. Apesar de não oferecer o CRM integrado, o Moosend é uma excelente ferramenta para começar as campanhas de e-mail marketing.

O Benchmark oferece um plano gratuito com até 250 e-mails por mês, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do Benchmark começam a partir de €12 por mês.

Descubra o Benchmark

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Automação de marketing
  • Gestão de lista de contatos
  • Editor de HTML simplificado com função arrastar e soltar

Idiomas Disponíveis

  • Inglês
  • Espanhol
  • Português
  • Alemão
  • Mandarin
  • Italiano
  • Francês
  • Coreano

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Central de ajuda
  • Tutoriais em vídeo
  • Webinários de iniciação

 


 

8. SendPulse

O SendPulse é um software aprimorado para profissionais de marketing sem tempo e que precisam de funcionalidades técnicas. Apesar de não possuir suporte para APIs, esta ferramenta se destaca por ter soluções para todas as necessidades de e-mail marketing.

Diferente dos demais softwares na lista, o SendPulse oferece notificações web, SMTP, e até mesmo permite integrar o Viber. Dentro do plano gratuito, o SendPulse permite aceder à sua altamente conceituada equipe de suporte.

O SendPulse oferece um plano gratuito para até 500 subscritores, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do SendPulse começam a partir de €7 por mês.

Descubra o SendPulse

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Campanhas de SMS marketing
  • Galeria extensa de templates
  • Editor com função arrastar e soltar
  • Automação de marketing
  • Notificações web e chatbots

Idiomas Disponíveis

  • Inglês
  • Francês
  • Português
  • Turco
  • Español
  • Russo

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Central de ajuda

 


 

9. Mailjet

O Mailjet possui uma interface especialmente simplificada e fácil de usar, por isso, o processo de se familiarizar com esta ferramenta de e-mail marketing é bastante direto.

Com um foco em campanhas de e-mail transacionais, o Mailjet oferece uma gama de recursos bastante clássica. O Mailjet contém recursos como webhooks, APIs, um editor de e-mail moderno, e estatísticas de campanha avançadas.

O Mailjet oferece um plano gratuito com até 6,000 e-mails por mês, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do Mailjet começam a partir de €7,95 por mês.

Descubra o Mailjet

Principais Recursos

  • E-mail marketing transacional
  • SMS marketing transacional
  • Formulários de contatos
  • Editor com função arrastar e soltar
  • Integração de API
  • Redirecionamento SMTP
  • Gestão de contatos ilimitada

Idiomas Disponíveis

  • Inglês
  • Francês
  • Português
  • Alemão

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Central de ajuda

 


 

10. Mailchimp

O Mailchimp é o software mais usado para e-mail marketing, e isto se deve ao seu plano gratuito que permite aos profissionais e negócios familiarizar-se com o envio de campanhas em massa.

Esta ferramenta é especialmente útil para necessidades de comércio eletrônico , visto que se integra com provedores como o WooCommerce e Magento. Os relatórios de campanha do Mailchimp podem não ser tão robustos para o e-mail marketing mais avançado.

O Mailchimp oferece um plano gratuito para até 2,000 subscritores, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do Mailchimp começam a partir de €8 por mês.

Descubra o Mailchimp

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Formulários de inscrição
  • Gestão de landing pages
  • Testes A/B

Idiomas Disponíveis

  • Inglês
  • Francês
  • Espanhol
  • Português
  • Alemão

Assistência

  • Guias e tutoriais
  • Central de ajuda
  • Estudos de caso

 


 

11. Constant Contact

O Constant Contact é uma ferramenta ideal para pequenas empresas, e se destaca pela qualidade do seu suporte ao cliente. Sendo fácil de entender e usar, esta ferramenta ajuda a comércios eletrônicos sem fins lucrativos a criar campanhas excelentes.

Por outro lado, com o Constant Contact é possível integrar as redes sociais e gerar relatórios de desempenho compreensíveis, com resultados em tempo real.

Esta ferramenta de e-mail marketing também facilita a gestão de contatos, permitindo importar listas de contatos do Outlook, Salesforce, e outros serviços.

O Constant Contact não oferece um plano gratuito, mas oferece um período de teste grátis de 60 dias, limitado à 100 e-mails. Os planos pagos do Constant Contact começam a partir de €18 por mês.

Descubra o Constant Contact

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Formulários de inscrição
  • Gestão de landing pages
  • Gestão de lista de contatos
  • Galeria extensa de templates
  • Testes A/B

Idiomas Disponíveis

  • Inglês

Assistência

  • Suporte gratuito por e-mail e chat
  • Webinários de iniciação
  • Central de ajuda e documentação

 


 

12. ConvertKit

O ConvertKit é um software especialmente dedicado para artistas e criadores de conteúdo, visto que contém uma interface simples, com apenas os recursos essenciais para as campanhas de e-mail marketing.

Um aspeto que torna o ConvertKit numa ferramenta única, é o recurso de automação visual, que permite visualizar a série de e-mails e definir o fluxo de envios com base em eventos, ações e condições antes de enviá-la.

O ConvertKit oferece um plano gratuito para até 1,000 subscritores, e um período de teste grátis de 60 dias. Os planos pagos do ConvertKit começam a partir de €27 por mês.

Descubra o ConvertKit

Principais Recursos

  • Campanhas de e-mail marketing
  • Galeria extensa de templates
  • Automação de marketing
  • Gestão de formulários web
  • Gestão de lista de contatos
  • Testes A/B

Idiomas Disponíveis

  • Inglês

Assistência

  • Suporte gratuito por chat
  • Webinários de iniciação
  • Central de ajuda e documentação

 


 

Conclusão

Realizar um e-mail marketing profissional e eficaz depende muito do software que escolhemos. 

Felizmente, não precisamos nos comprometer com a maioria das ferramentas de e-mail marketing para descobrir se condizem com as necessidades do nosso comércio eletrônico.

Por isso, teste quantas ferramentas forem necessárias e faça a escolha com base no que considera mais importante para as suas campanhas de e-mail marketing, seja desenhar mensagens elegantes ou maximizar a rentabilidade da sua comunicação digital.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *