No passado, trabalhar com campanhas de e-mail marketing envolvia processos demorados, como preparar a lista de contatos, segmentá-los em subgrupos, desenhar os e-mails, e gerar relatórios sobre o desempenho de cada campanha.
Mas atualmente, os softwares de e-mail marketing possuem a capacidade de eliminar o trabalho manual e repetitivo, permitindo automatizar um fluxo consistente e credível de e-mail marketing, melhorando também a conversão dos subscritores.
Por outro lado, o desafio pode surgir na hora de escolher o software de e-mail marketing ideal entre várias opções com recursos e funcionalidades únicas.
Então, preparamos uma lista com os 12 melhores softwares de e-mail marketing para ajudar os criadores de conteúdo a avaliar e escolher o software ideal para as suas necessidades de comércio eletrônico.
Primeiramente, vejamos 4 recursos essenciais que fazem toda a diferença ao escolher a melhor ferramenta para alcançar os objetivos de e-mail marketing.
Comecemos!
4 recursos que diferenciam os softwares de e-mail marketing
1. Coleção variada de templates personalizáveis
Quer trabalhemos com newsletters, promoções, ou anúncios, uma galeria com diversos templates simplifica a personalização de e-mails que representam a identidade do nosso comércio, e se enquadram às diferentes campanhas de e-mail marketing.
2. Editor de e-mail simples e compreensível
Quando escolhemos começar o desenho das nossas campanhas de e-mail marketing desde o zero, o editor de e-mails ou “email builder” deve ser intuitivo e simples de dominar, eliminando a necessidade de perder horas com tutoriais de iniciação.
3. Compatibilidade com dispositivos móveis
Sabendo que atualmente, mais de 50% dos e-mails são abertos e lidos em dispositivos móveis, não nos podemos dar ao luxo de adotar um software de e-mail marketing que seja incompatível com a caixa de entrada de telefones ou tablets.
4. Teste de spam integrado
Antes de enviarmos campanhas de e-mail marketing, devemos garantir que os e-mails serão corretamente recebidos pelos nossos subscritores, e com um breve teste de spam evitaremos o risco dos nossos e-mails terminarem nas suas caixas de spam.
Conheça os 12 melhores softwares de e-mail marketing
Com base na nossa experiência, esta é a lista com as 12 melhores opções de ferramentas de e-mail marketing no mercado atual.
1. Mailify
O Mailify é um software completo e excelente para lançar campanhas de e-mail marketing. Fundado em 2001, o Mailify tornou-se num pioneiro no mercado francês, e desde então vem evoluindo bastante.
Hoje, esta poderosa ferramenta de marketing, permite tanto enviar campanhas de email e SMS em massa, como automatizar o envio, de forma a otimizar o desempenho de cada campanha.
Os recursos do Mailify podem ser integrados com o WordPress e algumas das maiores plataformas de comércio eletrônico, como o Prestashop e o Magento.
Com um serviço de alta qualidade, uma alta capacidade de resposta, e um custo eficiente, o Mailify garante excelentes retornos aos seus clientes.
O Mailify oferece um período de teste grátis do seu plano Premium de 30 dias, com 500 créditos de e-mail e 10 créditos de SMS. Os planos pagos do Mailify começam a partir de €69 por mês e incluem 5,000 créditos de e-mail.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Campanhas de SMS marketing
- Automação de marketing
- Gestão de landing pages
- Formulários de inscrição
- Gestão de contatos ilimitada
- Galeria de templates inteligentes e responsivos
- Editor de HTML simplificado com função arrastar e soltar
- Testes A/B
Idiomas Disponíveis
- Alemão
- Espanhol
- Francês
- Inglês
- Português
Assistência
- Webinários de iniciação
- Tutoriais em vídeo
- Suporte gratuito por e-mail, chat e telefone
- Coach dedicado
2. Moosend
O Moosend é recomendado para profissionais e negócios que procuram iniciar-se em e-mail marketing. A ferramenta contém um nível elevado de recursos, mas por outro lado, não oferece um IP dedicado.
Alguns dos recursos incluem um editor de e-mail simples e fácil de criar e-mail para qualquer necessidade de desenho. Apesar de não oferecer o CRM integrado, o Moosend é uma excelente ferramenta para começar as campanhas de e-mail marketing.
O Moosend oferece um plano gratuito para sempre, e os planos pagos começam a partir de €10 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Automação de marketing
- Gestão de lista de contatos
- Editor com função arrastar e soltar
Idiomas Disponíveis
- Inglês
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Central de ajuda
- Tutoriais em vídeo
- Webinários de iniciação
3. AWeber
O AWeber é um software de e-mail marketing que permite o gerenciamento e automação eficiente de campanhas de e-mail. Esta solução é especialmente acessível e ideal para pequenos e médios negócios, incluindo blogs e podcasts.
Atualmente, a ferramenta apenas está disponível em inglês, visto que é amplamente utilizada nos Estados Unidos.
O AWeber oferece um plano gratuito para sempre, com até 500 subscritores, e os planos pagos começam a partir de €19 por mês.
Principais Recursos
- Galeria de templates responsivos
- Gestão de lista de contatos
- Automação de e-mails
- Formulários de inscrição
- Campanhas de e-mail marketing
Idiomas Disponíveis
- Inglês
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Webinários
- Central de ajuda
4. ActiveCampaign
O Active Campaign é uma opção recomendada para negócios presentes em mercados internacionais. A ferramenta é especializada em e-mail marketing direto, e também pode ser utilizada com uma ferramenta CRM para gestão da lista de contatos.
Os relatórios de desempenho de campanha podem ser um pouco complicados de entender, e a versão atual da plataforma não permite realizar testes A/B.
Por outro lado, o Active Campaign não deixa de ser um software de e-mail marketing poderoso e funcional que permite cobrir as diversas necessidades de marketing.
O ActiveCampaign não oferece um plano gratuito, mas oferece um período de teste grátis de 14 dias. Os planos pagos do ActiveCampaign começam a partir de €15 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Campanhas de SMS marketing
- CRM integrado
- Gestão de lista de contatos
- Automação de marketing
Idiomas Disponíveis
- Alemão
- Espanhol
- Francês
- Inglês
- Italiano
- Português
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Tutoriais em vídeo
- Webinários
- Central de ajuda
5. MailerLite
O MailerLite é uma ótima opção para negócios que estão em fases iniciais e têm a necessidade de enviar e-mails de marketing em massa. O acesso a este software de e-mail marketing é de baixo custo em relação aos diversos recursos disponíveis.
Apesar de não possuir um suporte à API robusto, o MailerLite é fácil de dominar e está bem equipado com recursos de pré-visualização que permitem verificar a compatibilidade dos e-mails de marketing em dispositivos móveis.
O MailerLite oferece um plano gratuito para sempre com até 1,000 subscritores, e um período de teste grátis do seu plano Premium de 14 dias. Os planos pagos do MailerLite começam a partir de €9 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Automação de marketing
- Gestão de landing pages
- Ferramentas de conversão
Idiomas Disponíveis
- Inglês
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Tutoriais em vídeo
6. GetResponse
O GetResponse pode ser usado por pequenas ou grandes empresas, e é uma das opções mais econômicas no mercado. Este software e-mail marketing possui recursos avançados, e também permite criar webinários e respostas automáticas.
Devido ao suporte multilingue e à vasta galeria de templates de e-mail, o GetResponse é um software particularmente versátil e prático para gerir as campanhas de e-mail marketing de forma simples e avançada.
Por outro lado, os recursos de automatização de marketing do GetResponse são um pouco mais limitados.
O GetResponse não oferece um plano gratuito, mas oferece um período de teste grátis de 30 dias para cada plano. Os planos pagos do GetResponse começam a partir de €13 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Gestão de landing pages
- Cenários de respostas automáticas
- Gestão de webinários
Idiomas Disponíveis
- Inglês
- Português
- Alemão
- Holandes
- Espanhol
- Francês e outros…
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Tutoriais em vídeo
- Webinários de iniciação
7. Benchmark
O Benchmark é recomendado para comércios eletrônicos de médio e pequeno porte que procuram iniciar-se em e-mail marketing. A ferramenta contém um nível elevado de recursos, mas por outro lado, não oferece um IP dedicado.
Alguns dos recursos incluem um editor de e-mail simples e fácil de criar e-mail para qualquer necessidade de desenho. Apesar de não oferecer o CRM integrado, o Moosend é uma excelente ferramenta para começar as campanhas de e-mail marketing.
O Benchmark oferece um plano gratuito com até 250 e-mails por mês, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do Benchmark começam a partir de €12 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Automação de marketing
- Gestão de lista de contatos
- Editor de HTML simplificado com função arrastar e soltar
Idiomas Disponíveis
- Inglês
- Espanhol
- Português
- Alemão
- Mandarin
- Italiano
- Francês
- Coreano
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Central de ajuda
- Tutoriais em vídeo
- Webinários de iniciação
8. SendPulse
O SendPulse é um software aprimorado para profissionais de marketing sem tempo e que precisam de funcionalidades técnicas. Apesar de não possuir suporte para APIs, esta ferramenta se destaca por ter soluções para todas as necessidades de e-mail marketing.
Diferente dos demais softwares na lista, o SendPulse oferece notificações web, SMTP, e até mesmo permite integrar o Viber. Dentro do plano gratuito, o SendPulse permite aceder à sua altamente conceituada equipe de suporte.
O SendPulse oferece um plano gratuito para até 500 subscritores, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do SendPulse começam a partir de €7 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Campanhas de SMS marketing
- Galeria extensa de templates
- Editor com função arrastar e soltar
- Automação de marketing
- Notificações web e chatbots
Idiomas Disponíveis
- Inglês
- Francês
- Português
- Turco
- Español
- Russo
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Central de ajuda
9. Mailjet
O Mailjet possui uma interface especialmente simplificada e fácil de usar, por isso, o processo de se familiarizar com esta ferramenta de e-mail marketing é bastante direto.
Com um foco em campanhas de e-mail transacionais, o Mailjet oferece uma gama de recursos bastante clássica. O Mailjet contém recursos como webhooks, APIs, um editor de e-mail moderno, e estatísticas de campanha avançadas.
O Mailjet oferece um plano gratuito com até 6,000 e-mails por mês, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do Mailjet começam a partir de €7,95 por mês.
Principais Recursos
- E-mail marketing transacional
- SMS marketing transacional
- Formulários de contatos
- Editor com função arrastar e soltar
- Integração de API
- Redirecionamento SMTP
- Gestão de contatos ilimitada
Idiomas Disponíveis
- Inglês
- Francês
- Português
- Alemão
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Central de ajuda
10. Mailchimp
O Mailchimp é o software mais usado para e-mail marketing, e isto se deve ao seu plano gratuito que permite aos profissionais e negócios familiarizar-se com o envio de campanhas em massa.
Esta ferramenta é especialmente útil para necessidades de comércio eletrônico , visto que se integra com provedores como o WooCommerce e Magento. Os relatórios de campanha do Mailchimp podem não ser tão robustos para o e-mail marketing mais avançado.
O Mailchimp oferece um plano gratuito para até 2,000 subscritores, mas não oferece um período de teste grátis. Os planos pagos do Mailchimp começam a partir de €8 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Formulários de inscrição
- Gestão de landing pages
- Testes A/B
Idiomas Disponíveis
- Inglês
- Francês
- Espanhol
- Português
- Alemão
Assistência
- Guias e tutoriais
- Central de ajuda
- Estudos de caso
11. Constant Contact
O Constant Contact é uma ferramenta ideal para pequenas empresas, e se destaca pela qualidade do seu suporte ao cliente. Sendo fácil de entender e usar, esta ferramenta ajuda a comércios eletrônicos sem fins lucrativos a criar campanhas excelentes.
Por outro lado, com o Constant Contact é possível integrar as redes sociais e gerar relatórios de desempenho compreensíveis, com resultados em tempo real.
Esta ferramenta de e-mail marketing também facilita a gestão de contatos, permitindo importar listas de contatos do Outlook, Salesforce, e outros serviços.
O Constant Contact não oferece um plano gratuito, mas oferece um período de teste grátis de 60 dias, limitado à 100 e-mails. Os planos pagos do Constant Contact começam a partir de €18 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Formulários de inscrição
- Gestão de landing pages
- Gestão de lista de contatos
- Galeria extensa de templates
- Testes A/B
Idiomas Disponíveis
- Inglês
Assistência
- Suporte gratuito por e-mail e chat
- Webinários de iniciação
- Central de ajuda e documentação
12. ConvertKit
O ConvertKit é um software especialmente dedicado para artistas e criadores de conteúdo, visto que contém uma interface simples, com apenas os recursos essenciais para as campanhas de e-mail marketing.
Um aspeto que torna o ConvertKit numa ferramenta única, é o recurso de automação visual, que permite visualizar a série de e-mails e definir o fluxo de envios com base em eventos, ações e condições antes de enviá-la.
O ConvertKit oferece um plano gratuito para até 1,000 subscritores, e um período de teste grátis de 60 dias. Os planos pagos do ConvertKit começam a partir de €27 por mês.
Principais Recursos
- Campanhas de e-mail marketing
- Galeria extensa de templates
- Automação de marketing
- Gestão de formulários web
- Gestão de lista de contatos
- Testes A/B
Idiomas Disponíveis
- Inglês
Assistência
- Suporte gratuito por chat
- Webinários de iniciação
- Central de ajuda e documentação
Conclusão
Realizar um e-mail marketing profissional e eficaz depende muito do software que escolhemos.
Felizmente, não precisamos nos comprometer com a maioria das ferramentas de e-mail marketing para descobrir se condizem com as necessidades do nosso comércio eletrônico.
Por isso, teste quantas ferramentas forem necessárias e faça a escolha com base no que considera mais importante para as suas campanhas de e-mail marketing, seja desenhar mensagens elegantes ou maximizar a rentabilidade da sua comunicação digital.