E-mail marketing: Guia de Melhores Práticas

Durante décadas, o e-mail marketing tem sido um dos canais de marketing digital mais eficazes para as empresas em todo o mundo. Isto se deve principalmente ao fato que o e-mail marketing está associado a um retorno muito alto de investimento (ROI), geração de leads e conversão de prospects em clientes. Entretanto, o sucesso para alcançar o público-alvo e os já mais antigos clientes por e-mail depende em grande parte das técnicas e estratégias utilizadas por uma empresa. Este guia abrange as melhores práticas de campanha de e-mail marketing para que você possa alavancar seus resultados com esta poderosa ferramenta.

 

1.Seja criativo utilizando a personalização

A personalização é provavelmente uma das melhores práticas de automação de e-mail marketing, e com ela não há erro. Com o banco de dados da sua empresa, você pode consultar automaticamente os dados exclusivos de seus destinatários. Tais como nomes, sobrenomes, datas de aniversário e muito mais. 

 

Embora o uso de uma linha de assunto customizada atraia muito a atenção do destinatário, é a criatividade que fará seu e-mail marketing parecer mais humanizado e menos ” robotizado”.

 

Quase todos os profissionais que utilizam o e-mail  marketing já usam a  personalização para lançar suas campanhas, e cabe a você se destacar da multidão sendo criativo. Considere a possibilidade de analisar detalhes extras sobre seus destinatários, tais como hábitos de compra, localização, idade e qualquer outro tópico que você possa usar para agregar valor à sua campanha.

 

2.Use linhas de assuntos atraentes

Uma linha de assunto pode ser o componente mais fundamental para uma campanha de e-mail marketing. As linhas de assunto revelam a intenção do seu e-mail e, se bem criadas, podem resultar em uma maior geração de leads. 

 

Se seus destinatários não encontrarem uma razão atraente para abrir seus e-mails, então você pode estar gastando tempo, dinheiro e energia. É por isso que você deve trabalhar em uma linha de assunto, e em várias outras, que podem aumentar a taxa de abertura dos seus envios. 

 

Depois de tudo isso, surge a dúvida: como encontrar uma linha de assunto atraente? Há muitas maneiras de se fazer isso: 

  • Ao criar linhas de assunto que sejam totalmente fora do comum para torná-las atraentes. 
  • Ao utilizar algumas variações em suas linhas de assunto, alternando suas frases e usando sinônimos. 
  • Ao consultar ideias de seus colegas ou membros de sua equipe de marketing. Você ficará surpreso como eles podem ser bons em criar linhas de assunto criativas e cativantes.

 

3.Seja Simples, mas Interativo

Já se foram os dias em que as campanhas de e-mail com gráficos pesados e Html enriqueciam ao máximo uma estratégia de marketing. A maneira ideal de captar a atenção do consumidor moderno de e-mail é dirigindo conteúdos que o mantenham engajado. 

 

Para manter o engajamento alto, uma das melhores práticas de e-mail marketing B2B é manter sua campanha simples e interativa. Se possível, vá para e-mails mais orientados à textos que são projetados com simplicidade.

4.Crie conteúdo relevante

Antigamente, o e-mail marketing se concentrava no volume do conteúdo e não na sua qualidade. O problema com esta técnica é que a maioria dos e-mails acabava parando no lixo eletrônico dos destinatários, pois eles não eram bem segmentados e identificados como irrelevantes para o destinatário. 

 

Infelizmente, se um e-mail não for encaminhado com o conteúdo correto, na hora adequada, e para as pessoas certas, as empresas correm o risco de perder seu ROI. 

 

Quando se trata das melhores práticas de e-mail marketing, um conteúdo altamente relevante e direcionado deve ser a prioridade máxima em suas campanhas. Por exemplo, você pode automatizar seus e-mails para enviar uma mensagem a clientes específicos somente quando eles exibem certos comportamentos.

 

5.Revise e Otimize suas Landing Pages

Embora o conteúdo correto seja fundamental no e-mail marketing, você deve ser cauteloso quanto ao status das páginas para onde seus destinatários serão  redirecionados.

 

Algumas das melhores práticas de design de e-mail marketing incluem a otimização da página e o posicionamento adequado de seu logotipo. Por exemplo, se você quiser que seu público-alvo dê uma olhada em um determinado produto, então você deve enviá-lo apenas para a página de destino deste produto.

Enviá-los para sua home page ou para uma página de destino de toda uma linha de produtos só frustrará os visitantes do site. Por outro lado, estudos revelam que os logotipos têm uma influência significativa na confiança dos consumidores em uma marca.

 

 Portanto, você deve posicionar seu logotipo de forma que os clientes o vejam assim que visitarem sua página. De acordo com as estatísticas, a maioria das pessoas que visitam um website procura instintivamente o logotipo de uma marca no lado superior esquerdo da página.

 

6.CTA  “mobile-friendly” 

Sem dúvida, os CTAs (chamadas para ação) fazem com que o seu público realize algum tipo de atividade que  você deseja que ele faça, seja uma chamada, uma inscrição em um evento corporativo ou a compra de um produto.  

 

Para bons resultados das campanhas de e-mail marketing, a taxa de click-through deve ser relativamente alta e isso só acontece com bons CTAS bem posicionados. 

 

Uma das melhores práticas de e-mail marketing é ter CTAs amigáveis para dispositivos móveis.

 Em uma era em que a tecnologia de smartphones levou a indústria digital em uma grande onda, você precisa criar campanhas de e-mail feitas com um design de CTA centrado em dispositivos móveis.  

 

De acordo com estatísticas recentes, mais de 45% de todas as pessoas usam seus smartphones para checar os seus e-mails. 

7.Não se esqueça de criar conteúdo de valor de forma consistente

É possível acreditar que você tenha atingido seus objetivos de marketing ao ter aumentado o número de leads ou a taxa de abertura de e-mail. Entretanto, quando um destinatário está satisfeito com seu primeiro e-mail, é mais provável que ele continue a interagir com os seus envios e até mesmo começar a querer que eles aconteçam com mais frequência. 

 

 É aqui que entram os e-mails consistentes. Quando este for o caso, você deve se assegurar de que não criará um “conteúdo qualquer” somente para alimentar o envio de e-mails e perder a qualidade dos disparos.  

 

Certifique-se de que cada e-mail que você enviar aos seus destinatários tenha valor agregado para eles e também para a imagem de sua marca. 

 

Quanto maior a relevância do seu conteúdo, maior será a possibilidade de fidelizar seus clientes.

 

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