Como fazer uma campanha de email em 6 etapas ?

Fazer uma campanha de disparo de email marketing e, acima de tudo, ter sucesso com ela, não é um exercício para ser tomado de ânimo leve. Se a operação de enviar um email pode parecer simples, ela requer realmente o domínio de algumas técnicas de marketing, e exige pensar no sentido da pertinência relativamente à sua estratégia. 

 

Como fazer uma campanha de email? Descubra neste tutorial os 6 principais passos para preparar, projetar e, sobretudo, ter sucesso com a sua primeira campanha de email.

  1. Defina um objetivo
  2. Defina o seu alvo
  3. Escreva o assunto
  4. Crie a sua mensagem HTML
  5. Envie a sua campanha de e-mail
  6. Analise os resultados

 

1. Defina uma meta

Este é o passo que irá definir o resto da sua estratégia de email . Comece por definir precisamente o objetivo a cumprir. Por que você quer fazer uma campanha de disparo de email marketing?

Os objetivos podem ser diversos:

  • Informar através de uma newsletter
  • Apresentar um novo produto
  • Fazer um anúncio importante
  • Lançar uma oferta promocional
  • Qualificar um banco de dados
  • Fazer prospecção  
  • Etc …

 

A criação e a configuração da sua campanha vão depender da meta que você definiu inicialmente. É à volta desse objetivo que as suas escolhas em termos de segmentação, design ou discurso serão articuladas.

Portanto, reserve um tempo para definir um objetivo específico e assegure-se de quem tem realmente necessidade de recorrer a uma campanha de email. 

 

2. Defina o seu alvo

Definir o alvo da sua campanha é o segundo passo mais crucial. Deve, naturalmente, partir da meta que você definiu de antemão.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar a lealdade dos seus clientes, a escolha obviamente vai recair sobre a sua base de clientes.

No entanto, definir o seu alvo não é assim tão simples.

Peguemos no exemplo de uma campanha virada para a fidelização. Neste caso, podemos especificar o alvo escolhendo apenas clientes que não encomendaram nada há mais de 6 meses, mas que já gastaram mais de 100 € no seu negócio. 

Convém ser sempre extremamente preciso na hora de definir o alvo, de modo a criar uma campanha o mais relevante possível.

Quanto mais estreita e precisa for a sua segmentação, mais o seu público irá sentir realmente o seu discurso, mais próximo você irá parecer aos seus olhos. E não há nada mais eficaz do que o envio de um e-mail personalizado, feito à medida para o destinatário.

 

3. Escreva o assunto

O assunto de um email é provavelmente o elemento mais importante para garantir o sucesso. É simples, se do outro lado ninguém o quiser abrir, a sua campanha não será mais do que uma perda de tempo … e dinheiro.

É por isso que você precisa de dedicar algum tempo para encontrar o assunto do email que aumentará a sua taxa de abertura. 

Com frequência, o objeto é considerado de ânimo leve, escolhido no último minuto. No entanto, é ele quem vai realmente abrir a porta para o destinatário, é a porta de entrada da sua mensagem.

Portanto, é aconselhável não pensar no assunto da sua campanha no último instante, mas dedicar uma ou até várias horas para ter tempo para pensar sobre isso.

Como escrever o assunto de um email?

Não existe um método ideal, mas recomendamos as seguintes técnicas:

  • Não trabalhe sozinho, pois dois cérebros criativos são melhores do que um
  • Escreva todas as ideias que lhe passarem pela cabeça num papel, inclusive as mais malucas
  • Encontre pelo menos 20 ideias de assuntos que não têm nada a ver entre si
  • Continue com a eliminação e remova os que lhe parecerem fora de contexto
  • Peça uma opinião aos seus colegas
  • Mantenha pelo menos dois, pois assim você pode realizar um teste A / B, que é a melhor maneira de descobrir qual deles funcionará melhor

 

4. Faça um email em HTML

Para fazer uma campanha de disparo de email marketing em HTML, é necessária a composição em código HTML / CSS. Se essas noções lhe parecem complicadas, não se preocupe: nenhum conhecimento técnico é necessário para criar uma bela mensagem responsiva. Tudo que você precisa é da ferramenta certa.

De qualquer maneira, estamos a falar de HTML / CSS para evocar a linguagem de programação por trás de um e-mail ou de um site. Este código pode ser escrito de A a Z por um webdesigner através de um software especializado como o Dreamweaver, por exemplo.

Mas, para um principiante, existem ferramentas de email marketing que permitem simplesmente clicar / arrastar para compor um email sem ter que mexer no código.

Esses tipos de builders são divertidos, fáceis de usar e permitem-lhe criar emails e newsletters compatíveis com dispositivos móveis em apenas alguns minutos, movendo blocos de conteúdo para onde desejar.

 

fazer email marketing

 

Além disso, a maioria das soluções de email marketing tem galerias de modelos de email personalizáveis ​​ordenados por categorias.

Essas fontes de inspiração são muito úteis para qualquer profissional de marketing que não tenha tempo para criar a sua mensagem na íntegra, ou para aqueles que não têm a alma de um webdesigner.

Para além disso, os modelos oferecidos nessas soluções de email são totalmente personalizáveis ​​e adaptam-se a qualquer tipo de negócio. Sinta-se à vontade para navegar nas galerias de modelos de email em HTML disponíveis na sua solução.

 

5. Envie a sua campanha de email

O envio de uma campanha por email pode ser, por vezes, origem de algum stress. Especialmente quando você precisa de enviar uma mensagem para uma ampla base de destinatários.

Então, não se perca! É essencial verificar passo a passo que todos os elementos da campanha estão corretos antes de clicar em enviar.

Aqui está uma lista de pontos que você deve ter em conta:

  • Assegurar-se de que a cópia da web e o link de cancelamento estão presentes
  • Verificar que todos os links funcionam corretamente 
  • Testar a exibição do email num telemóvel
  • Enviar testes em diferentes correios e webmails
  • Verificar se o peso total da campanha não excede 150Ko. Se você for forçado a enviar emails mais pesados ​​porque deseja adicionar anexos ou conteúdo denso, teste todas as caixas de correio possíveis para garantir que eles não se encaixam no SPAM.
  • Remover a palavra “Teste” no assunto
  • Certificar-se de que existe um pré-cabeçalho
  • Testar o endereço de e-mail para ter certeza de receber as respostas

Se tudo parece estar ok, então você está pronto para enviar a sua mensagem.

No entanto, você deve estar equipado com uma solução de email com excelentes recursos no que toca a entregabilidade.

 

6. Analise os resultados

Uma estratégia de email não se fica pela criação e envio de campanhas. É muito importante analisar em profundidade as estatísticas dos seus envios, para entender melhor o que funcionou e o que não funcionou. 

Para isso, soluções profissionais de email marketing são capazes de fornecer dados estatísticos essenciais após cada envio em tempo real.

Geralmente encontramos:

  • A taxa de abertura
  • A taxa de cliques
  • A taxa de reatividade
  • A taxa de rotatividade
  • A taxa de endereços inválidos
  • O número de reclamações
  • O número de cliques por link
  • Os suportes utilizados para leitura
  • Os endereços dos destinatários
  • Os OS utilizados para leitura
  • A geolocalização dos destinatários
  • O tempo exato de leitura por contato (somente Mailify)

 

fazer email marketing 1

 

Esses dados são extremamente relevantes e importantes quando se trata de entender por que uma campanha de disparo de email marketing funcionou ou não. Por exemplo, se você notar uma queda significativa na taxa de abertura da sua newsletter durante um período em que a sua base de destinatários não foi alterada, pode ser que o seu assunto não tenha atraído atenção suficiente.

Outro exemplo: se a sua taxa de abertura for excelente, mas a sua taxa de cliques for pequena, pode ser devido a uma colocação menos favorável do seu botão de ação. 

Os muitos outros dados fornecidos pela sua solução de e-mail marketing também lhe irão permitir melhorar a sua estratégia de várias maneiras, e avisá-lo se algo der errado.

Para concluir, fazer um email nem sempre é fácil … mas também não é tão complexo assim! Se é certo que a tarefa requer uma certa concentração e um pouco de criatividade, também é verdade que não é preciso ter conhecimentos técnicos para criar, enviar e analisar uma campanha de email. Já a aquisição de uma solução completa e fácil de usar é mais do que essencial para poder controlar a sua estratégia de e-mail de A a Z.

A Mailify é uma solução profissional que permite a todos fazer uma campanha de email simples, em apenas alguns minutos e sem pré-requisitos técnicos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *